FAQ - Perguntas Frequentes

O blog cresceu (que bom) e hoje temos um número bem grande de visualizações, chegando a 5000 acessos únicos por mês, para um público bem distinto. com todas essas visualizações, vem muitos comentários nas postagens e com eles muita coisa repetida que acaba ficando cansativa a leitura, por isso decidi fazer essa página.
Esta página possui uma lista de perguntas frequentes feitas na seção de comentários das postagens, para diminuir o fluxo de perguntas repetidas nas postagens, se sua pergunta não foi respondida aqui, então fique a vontade para perguntar.

1) Você publicou um projeto que fez, pode disponibilizar o esquema elétrico das ligações? Não. Alguns projetos eu opto por colocar o esquema das ligações, outros não, devido a vários fatores, mas o principal é que este site não é do tipo "livro de receitas", não é um passo a passo para ser seguido em tudo, então eu deixo a ideia para que vocês possam ir atrás de como fazer e então aprender mais.

2) Nas postagens com código fonte em programas o código foi postado como imagem, tem como postar na forma de texto? Não! Se quer utilizar o código, tenha pelo menos a capacidade de digitar ele, e não um simples Ctrl + C, Ctrl + V.

3) Você fabrica para vender as placas e projetos publicados aqui no blog? Depende, alguns sim, outros ainda não, vou criar uma área de compras aqui no site onde vocês vão poder escolher as placas para montar em casa.

4) Você gasta muito comprando componentes eletrônicos? Não, a maior parte eu reutilizo de placas com defeito, diminuindo em muito a quantidade de lixo eletrônico produzido.

5) Componentes opcionais não estão no esquema do projeto que você disponibilizou, pode dizer onde ficam? Não, apenas leia o texto todo e você vai entender onde eles podem ficar, normalmente disponibilizo o esquema básico que permite modificações.

6) Você desenvolve Softwares (o popular "faz programa para computador")? Não! desisti desse ramo faz tempo, pois o mercado brasileiro não sabe pagar pelo serviço. As pessoas acham que desenvolver um programa é rápido e simples, mas não querem pagar pelo tempo, conhecimento e outros fatores envolvidos.

7) Por que as páginas "onde comprar" e "alguns trabalhos" foram removidas? A primeira foi removida para dar mais destaque aos nossos parceiros do blog, a segunda, pelo fato que ela estava abandonada, eu não tinha tempo e muitas vezes esquecia de atualizar ela.

8) Possuo loja e quero me tornar um parceiro do blog, como fazer? Basta me enviar um email com o link da sua loja para combinarmos o envio de alguns itens que irei publicar aqui em postagens com o link para seus produtos e loja. Meu email é contato@blogdonatanael.com.

9) Meu comentário não foi publicado na postagem, qual o motivo? Todos os comentários no blog passam por uma etapa de verificação de segurança para impedir spans ou conteúdos ofensivos, mesmo com esse sistema de verificação alguma coisa que não se enquadra no perfil do blog entra, é ai que analiso se publico ou não, normalmente os comentários são publicados e respondidos em até 3 dias, se após esse período seu comentário não estiver visível provavelmente ele esteja respondido nessa mesma FAQ em algum ponto.

10) As postagens são feitas e publicadas ou possuem uma "lista de espera"? Depende. Na maior parte das vezes as postagens são criadas nos meus tempos livres e seguem uma programação automática de publicação, que dependendo pode ser de mais de 2 meses a frente, em outros casos segue de acordo com o tempo disponível para postar ou a relevância do conteúdo.

11) Todos os conteúdos teóricos possuem referências bibliográficas, qual a finalidade disso? As referências estão ali por 2 principais motivos, primeiro para quem quer buscar mais informação, se aprofundar mais no assunto e segundo, se estiver fazendo uma pesquisa e for usar minhas palavras em seu trabalho, saiba que todas elas possuem uma base sólida de consulta, que grande parte você pode conferir na categoria "bibliografia sugerida".

...) Esta lista tem um fim? Não! Conforme a necessidade for surgindo eu vou aumentando ela. :)

Abraço a todos e até a próxima.